terça-feira, 18 de outubro de 2011

TRANSLUCÊNCIA NUCAL: O QUE É?!

TRANSLUCÊNCIA NUCAL, TN e RASTREIO COMBINADO DO 1º TRIMESTRE e AMNIOCENTESE.



O exame de TN é uma ultrassonografia que visa principalmente medir o tamanho de uma prega que se apresenta na nuca do feto por conta de um acúmulo de líquido subcutâneo na região cervical e que é de melhor visibilidade entre a 11ª e a 13ª semanas + 6 dias.

A TN se apresenta na ultra como um feixe luminoso e que dependendo do seu tamanho pode definir uma maior ou menor possibilidade do feto ter algum tipo de síndrome ou uma cromossomopatia ou simplesmente uma insuficiência cardíaca, mas nada neste exame é definitvo, pois ele mostra a possibilidade e não a certeza. Então não se desesperem diante de um resultado negativo.

A grosso modo a medida limite deve variar entre 2,5 e 3,0cm levando em consideração a idade gestacional em que a mãe se encontra. Então uma medida que pode parecer normal numa determinada idade gestacional, irá ser considerada anormal numa outra. Esses cálculos normalmente são feitos por um programa de computador baseado no resultado de estudos coordenados pela Fetal Medicine Foundation (http://www.fetalmedicine.com/)

Neste exame, além da TN, também é medido o comprimento crâneo caudal e são verificados a normalidade do ducto venoso e a presença de osso nasal, pois com a análise destas observações combinadas pode-se ter uma maior chance de avaliar as possibilidades de alguma anormalidade fetal, do que se fosse analisada a medida da TN isoladamente.

Esse exame é imprescindível para saber se o bebê tem chances de ter sindrome de down, por isso é importantíssimo que toda gestante o faça entre a 11ª e a 14ª semana de gestação.

Além da TN, existem outros detalhes no 1º ultrassom que podem identificar indícios de Sindrome de Down, como a formação do osso nasal a formação dos vasos sanguíneos próximos ao coração.

Graças a Deus meu bebê está crescendo perfeitamente, sem nenhum problema inicial. A TN está normal, o ossinho do nariz tá formadinho, tá tudo bem com meu nenem!

É bom lembrar que esse é apenas o 1º exame para detectar imperfeições e/oi má formações no bebê. Em cada fase da gestação existe um exame diferente, então é bom ficar atenta!

Agora é fazer o pré-natal direitinho e torcer muito pra que venha com muita saúde e beeem gordinho pra eu apertar muuuuito!
Em nome do Senhor!

Bjoks!

Nenhum comentário:

Postar um comentário